quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

OS BANQUEIROS E O CHE GUEVARA

As crises cíclicas do capitalismo são muito conhecidas no jargão econômico, como os ciclos de Schumpeter e Kondratieff, que identificam nas devastadoras rodas de crescimento e recessão o funcionamento dos ciclos comerciais. A doença do sistema não é apenas isso, senão também a luxuria de seus gestores na cobiça por ganhar dinheiro de forma ilimitada e fácil. Tal comportamento enfermiço levou à rede bancária americana a se transformar no epicentro da tormenta econômica, teatralizada com a maior insensibilidade pelos executivos dos principais bancos, quando foram pedir socorro financeiro ao governo em jatinhos particulares. Que relação há entre esses banqueiros e o mitológico Comandante Che Guevara? Vou contar uma história que talvez serva de exemplo para os jovens que ainda se encontram em processo de socialização, que lhes permita vislumbrar a possibilidade de construir um mundo melhor.
O comandante Ernesto Guevara, nos primeiros anos da revolução, estava no aeroporto de Bayamo em Cuba. Impaciente, fala para seu piloto: “Eliseo, temos que ir para Havana” – e o piloto lhe responde – “Veja comandante, o tempo não está muito bom, já é quase de noite, este avião monomotor não é grande coisa e as condições não são nada boas para viajar para Havana”. O Che insistiu e terminaram despegando em direção a capital. Depois de um tempo voando através da tormenta, o piloto comenta assustado: “Olhe comandante, olhe o tempo”. “Ta bom – o Che aceita de má vontade – retornemos a Bayamo”.
A pista foi marcada com tochas por pessoas ao longo da mesma, e dessa forma conseguiram aterrissar sem perigo de capotar. Quando estavam descendo do avião, aparece Aleida, mulher do comandante Guevara, que faz com que o piloto entendesse a razão da obstinada e perigosa insistência do Che em continuar a viagem. Ela diz: “Eliseo, você tem dinheiro?” – “Si senhora” – responde o piloto. “Bem, porque o problema do Che, e não se atreve a dizer-lhe, é que não tem dinheiro para pagar o hotel, nem a comida, nem nada, e lhe falta à coragem de pedir-lhe”. “Caramba – respondeu o piloto – tenho o dinheiro necessário para ficar em Bayamo até a tormenta passar, e na Havana acertamos”. Se tal fato fosse contado apenas dessa forma seria uma história banal. Entretanto, a austeridade do Che é conhecida por aquele episódio, já que acontecimento ocorreu na ocasião em que o Comandante Guevara era presidente do Banco Nacional de Cuba. O dinheiro, para Guevara, ocupava um lugar secundário nas relações entre pessoas e, por isso, quando teve que estampar sua assinatura na prancha de impressão das novas cédulas cubanas, se limitará a rabiscar um “Che” pequeno, irreverente e burlão, como poucos seriam capazes de fazê-lo.
Victor Alberto Danich - Sociólogo